Sua empresa é uma pequena gigante?

Sua empresa é uma pequena Gigante?
Atenção ao seu cliente, você sabe o porquê ele está contigo ou não?

Sua empresa é uma pequena gigante?

Publicado para Coaching, em 24 de junho de 2015 00:14h

ATENÇÃO AO SEU CLIENTE, VOCÊ SABE O PORQUE ELE ESTÁ CONTIGO OU NÃO?

Revisitando os artigos de Matilde Melo, diretora do Instituto G8 (www.institutog8.com.br), sobre liderança e coaching, encontrei o texto “Sua empresa é uma pequena Gigante?” . Texto que referencia também Fábio Fiorini  que nos pontua sobre 10 motivos que fazem clientes comprarem de empresas diferentes. O qual o transcrevo abaixo…

SUA EMPRESA É UMA PEQUENA GIGANTE?

Hoje quero compartilhar sobre um artigo de Fábio Fiorini que li recentemente e que me fez  repensar em crenças e valores que sempre tive para minha empresa. Minha especialidade é o trabalho de desenvolvimento com líderes e equipes, e esta matéria veio de encontro à filosofia que tenho em minha empresa e nas organizações que realizamos consultoria e coaching. O que me encantou foi o termo e os questionamentos que me fiz quando pensei se éramos ou não uma empresa “Pequena Gigante”.

Segundo Fábio, ser uma Pequena Gigante não significa ser a líder ou a maior, mas sim
ser excelência em tudo que faz.

“Ao invés de ser a maior, é reconhecida como a melhor”.

E aí pensei: quem reconhece minha empresa como a melhor? O que estou fazendo para que isso aconteça?
“Ao invés de ser a que mais vende, é a mais rentável”.
Pensei: meus rendimentos me satisfazem? Como está a minha geração e distribuição de lucros?
“Ao invés de ser a que tem mais clientes, é a que tem mais clientes fiéis”.
Será que consigo quantificar a porcentagem de meus clientes fiéis? Será que estou usando a meu favor a confiança já conquistada pelo nosso trabalho?
“Ao invés de ter muitos profissionais, tem os melhores e mais envolvidos”.
Sim, tenho os melhores profissionais em minha equipe. Achei todas estas reflexões fantásticas, pois quando os líderes G8, que formamos, investem em sua equipe e em seu autodesenvolvimento o que na verdade eles procuram é ser um diferencial no mercado; em nossos treinamentos o que buscam é trabalhar a inteligência emocional, lidar com as pessoas e, consequentemente, o aumento da
produtividade, da agilidade e do comprometimento com seus serviços, clientes e equipe.
Passei a visualizar a transformação que podemos realizar em nosso ambiente de trabalho, em nossa cidade, estado e país se cada pequena empresa decidir ser uma Pequena Gigante.
Imagine comigo que cada empresa decida atender as demandas dos clientes e cumpra uma lista de “Dez Mandamentos”, chamada por Fábio Fiorine de Decálogo do Cliente. Esta lista demonstra claramente os dez motivos que fazem os clientes comprarem de empresas realmente diferentes:

1.Confiança – Quero confiar que estou comprando algo que realmente vai resolver meu problema.

2.Valor – Quero pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar.

3.Novidades – Quero ser surpreendido positivamente com novos produtos e serviços.

4.Agilidade – Quero ser atendido prontamente e sem demoras.

5.Significado – Quero que você entenda que o produto ou serviço adquirido é realmente importante para mim.

6.Atenção – Quero que você me valorize e me faça sentir especial.

7.Conexão – Quero fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios iguais aos meus.

8.Atendimento – Quero ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e demonstram prazer em me atender.

9.Descoberta – Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas.

10.Contribuição – Quero que você contribua com causas que me importam.

Não parece fácil cumprir todos os dez requisitos apresentados, mas sei que é possível. Vejo que ser uma empresa Pequena Gigante exige líderes de alto desempenho, dispostos a repensar seus conceitos, identificar os seus gaps, reavaliar os seus valores e o significado de seu trabalho na vida de seus colaboradores e clientes.

É preciso se abrir para o novo, estar conectado com a vontade de crescer, jamais desistir apesar das dificuldades, saber dizer “não” e se posicionar diante dos obstáculos, dos “jogos sujos”, do pessimismo e da falta de princípios; acreditar que não importa o tamanho e sim “quem és, deixa marca”.

Meu sonho e trabalho constante é transformar minha empresa numa Pequena Gigante, e o seu?

 

Por Matilde Melo, 2012.

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Sobre

Desenvolvedor de Negócios Inovadores, Presidente do Comitê de Inovação da Amcham Curitiba, Mentor de Startups da PUC/PR, Consultor MPE, engenheiro, mestre, pai, marido e curioso por natureza.

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