Projetos por Claudio Navarro

Desde 2014 atuando como gerente de negócios para um dos melhores institutos de inovação no Brasil, o Instituto CESAR …

Projetos por Claudio Navarro

Publicado para Projetos, em 18 de junho de 2015 18:34h

Desde 2014, com a oportunidade de prestar serviços como gerente de negócios para um dos melhores institutos de inovação no Brasil, o Instituto CESAR, captando novos negócio inovadores de crescimento empreendedor em tecnologia da informação e comunicação, identifiquei que estas oportunidades são projetos. Projetos que envolvem  entender o mercado, a real necessidade do cliente e em conjunto montar um plano de ação inovadora que, então, serão desenvolvidos ou pelo CESAR, ou por uma empresa que possa ser apoiada pelos conhecimentos do instituto CESAR.

Desta forma, entendo que ambas as pontas, quem está do lado da oferta e quem está do lado da procura nos agenciamentos de negócios, são meus clientes.  Com objetivo de atendê-los da melhor forma, atuo na criação de projetos, apoiando as tomadas de decisões como consultor, conectando as empresas no mercado, seja para entregar uma solução pronta ou desenvolver uma solução personalizada. As conexões são sempre realizadas de forma muito ética e considerando o Instituto CESAR como meu principal cliente.

Mas o que é um Projeto? Um projeto consiste em entender a necessidade de um cliente, entender diretamente a “oportunidade” na origem, sugerir ideias, procurar oportunidades de solução interna e externa, buscar apoio financeiro, modelar o negócio e entregar o produto ou serviço.

Entender a necessidade do cliente consiste em entender o mercado, a rotina, os processos no qual a empresa ou o departamento está inserido.

Sugerir ideias consiste em fazer as perguntas corretas e conseguir mapear oportunidades de soluções internas a baixo custo. Lembrando que “respostas seguem e perguntas conduzem”.

Procurar oportunidades de soluções é trabalhar no “Make or Buy”. Entender se a empresa possui ou não internamente a solução, caso contrário, ir ao mercado para buscar uma solução pronta, ou, dependendo da especificidade, desenvolver com empresas de engenharia.

Buscar apoio financeiro é mapear editais e auxiliar na venda da inovação, através da escrita de plano de projetos. Como inovação envolve riscos e o dinheiro dos sócios é o dinheiro mais caro da empresa; projetos inovadores possuem a oportunidade de contar com apoio financeiro a longo prazo, com juros baixos, ou até mesmo dinheiro não reembolsável de fontes de fomento.

Modelar o negócio consiste em entender o projeto como um todo, suas especificidades e fases. Criação do modelo de negócios, trabalhar nos cinco (5) por quês.

Com tudo em mãos, agora é partir para a execução e fazer do projeto um case de sucesso e a minha empresa pode apoiá-lo nesta jornada.

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Sobre

Desenvolvedor de Negócios Inovadores, Presidente do Comitê de Inovação da Amcham Curitiba, Mentor de Startups da PUC/PR, Consultor MPE, engenheiro, mestre, pai, marido e curioso por natureza.

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